Feeds RSS

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Olivier Anquier e Pisaladière



O Olivier é outra pessoa que amo ver na cozinha. Faz qualquer coisa ficar fácil. Ou parecer fácil. Um dia chego lá!

Sobre o Olivier
Olivier Anquier (Montfermeil, 11 de novembro de 1959 ) é um cozinheiro e apresentador de televisão franco-brasileiro.

Biografia
Nascido em Montfermeil, na França, Anquier imigrou para o Brasil em 1979. No país, ele se tornou conhecido por trabalhar como apresentador de TV.

Anquier foi casado com a atriz Débora Bloch e teve 2 filhos: Julia e Hugo.

Naturalizou-se brasileiro no final de 2007.

Ficou famoso na televisão ao comandar o quadro do programa Domingo Espetacular chamado "Diário de Olivier". Posteriormente apresentou o Programa da Tarde, também na Rede Record.



Ingredientes:

MASSA:
• 500 g de farinha de trigo
• Sal a gosto
• 15 g de fermento biológico ‘Fleischmann’
• 250 ml de água (aproximadamente)
• 100 ml de azeite

RECHEIO:

• 400 g de tomates sem pele e sem sementes
• Aliche em conserva (coloque pouco para não sobressair o sabor dos outros ingredientes)
• Azeite extravirgem
• 1 cebola picada
• 2 dentes de alho picados
• 1 colher (sopa) de alcaparras picadas
• 3 colheres (sopa) de polpa de tomates
• 1 pitada de açúcar
• Sal e pimenta-do-reino a gosto
• Azeitonas pretas
• Orégano fresco

Prepare assim:

• Misture a farinha de trigo com o sal. No centro, coloque o fermento esmigalhado e vá colocando água aos poucos, incorporando o fermento à mistura de farinha; Antes de formar a massa, acrescente o azeite;

• Forme a massa e trabalhe-a até que fique elástica e desgrude das mãos. Deixe crescer por 1 hora e 30 minutos, ou até que dobre de volume;

• Enquanto isso, faça o molho: doure levemente a cebola em um pouco de azeite e acrescente o alho. Doure mais um pouco e acrescente os tomates, a polpa, as alcaparras, o açúcar, o sal e a pimenta. Deixe cozinhar por apenas 1 ou 2 minutos;

• Abra a massa sobre uma assadeira untada com azeite, pincele a superfície com azeite e espalhe o molho sobre ela; Distribua o aliche e as azeitonas de forma decorativa e salpique com orégano fresco;

• Leve ao forno pré-aquecido, forte, por 15 a 20 minutos.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Trouxinhas Árabes e Álvaro Rodrigues

Essa foi umaa pessoa que vi cozinhando na época em que a Ana Maria ainda estava na Record. Amava ver as mãos dele fazendo todas aquelas delícias...

Sobre o chef
Álvaro Rodrigues,
o Chef mais famoso da TV



Aos nove anos, Álvaro Rodrigues já demonstrava seu talento para a Gastronomia durante as incursões pela cozinha da italiana Ignez Bonicelli, avó materna e quituteira de mão cheia. Dela, Álvaro herdou não só as primeiras técnicas, dicas, truques e segredos da profissão, mas também o carinho e a generosidade no trato com o público. "Ela jamais me criticava quando algo não ficava tão bom como eu esperava", relembra, saudoso. "Costumava dizer que no próximo final de semana teríamos tempo para repetir a receita e encontrar o erro.
Sem dúvida, esses foram os melhores anos da minha vida".

Os anos passaram e, com eles, Álvaro sentia cada vez
mais a necessidade de aperfeiçoar seu talento para a Gastronomia, exercendo-a plenamente. Apesar de ter de concluir seus estudos e conciliar dois empregos (em um hospital e em um jornal), ele resolveu, incentivado pelos elogios dos familiares e dos amigos, investir em um delicioso desafio: aceitar encomendas e organizar eventos, como festas e banquetes.

Por volta de 1986, nas poucas horas que sobravam, Álvaro começou a fazer cursos específicos. "Minha amiga e culinarista Clair Saraiva achava que, além de conhecer profundamente o assunto, era expressivo, tinha didática para ensinar", conta. Assim, o futuro chef começava sua carreira ministrando aulas de panificação na Sabor'Art, considerada a melhor escola de culinária na época. Em pouco tempo, reservou um pequeno espaço em sua casa para dar aulas uma vez por semana a um grupo extremamente restrito. O tempo foi passando e Álvaro não conseguia conciliar tantas atividades. "Tomei uma decisão acertada ao me dedicar apenas às aulas em casa", lembra Álvaro. "Mas elas começaram a atrair tantos interessados que meu espaço foi ficando pequeno demais para acomodá-los. Era hora de dar novos passos". A pequena sala de aula foi trocada por outra maior na mesma rua, com instalações mais confortáveis. Ali, nascia a Escola de Culinária Doces Momentos.

Paralelamente às aulas, em 1990, Álvaro abriu uma grande Confeitaria & Rotisserie, que manteve apenas por três anos, principalmente pela dificuldade de encontrar mão-de-obra especializada. Em 1993, participou de seu primeiro curso na Wilton Enterprise, escola de confeitaria em Chicago, nos Estados Unidos. Aliás, durante anos consecutivos, este local foi parada obrigatória em seu roteiro de especialização em confeitaria, sua grande paixão. Ainda nesse mesmo ano, Álvaro Rodrigues criou seu primeiro curso para a formação de profissionais capacitados em Alta Confeitaria Americana. Em 1994, em sua primeira viagem à Europa, ficou tão fascinado com as técnicas francesas que aproveitou para aprimorar ainda mais seus conhecimentos na famosa escola de cozinha e pâtisserie Le Cordon Bleu e no Hotel Ritz, de Paris, um dos momentos mais marcantes de sua carreira. Também nessa mesma época teve a oportunidade de cursar as aulas de Marta Ballina, famosa artista em confeitaria, em Buenos Aires, Argentina.

Há cinco anos, Álvaro Rodrigues comanda a Escola de Gastronomia que leva seu nome, considerada uma das mais modernas e bem equipadas do país. Neste espaço, ele prepara e ensina com técnicas modernas cerca de 1000 pratos inéditos por ano. "Um dos segredos desse sucesso está em atender todos os tipos de público com linguagem precisa, simples e sem mistérios", explica Álvaro. Sua credibilidade junto ao público está mais do que comprovada por suas participações em conceituados programas de TV e revistas especializadas. "O mais gratificante nesses 18 anos de estudo e de dedicação à carreira de chef de cozinha é contribuir diariamente para a profissionalização, formação e aperfeiçoamento tanto de pequenas empresas quanto de futuros chefs, grandes banqueteiras e profissionais de todos os ramos da Gastronomia."
(fonte: site Álvaro Rodrigues)

A receita...

Trouxinhas Árabes


(foto: site Dia Dia)

Massa

1 tablete de fermento biológico
1 colher (sopa) de açúcar refinado (15 g)
1 colher (sobremesa) de sal
250 ml de água filtrada e levemente aquecida
50 ml de óleo de canola ou de milho
50 g de manteiga extra sem sal, macia
500 g de farinha de trigo (aproximadamente)

Modo de Fazer

Em uma tigela grande dissolva o fermento com o açúcar. Junte os demais ingredientes e agregue a farinha de trigo, aos poucos, e sove até obter uma massa homogênea e macia. Em seguida, divida a massa obtida em porções iguais, boleie cada uma e inicie o processo de modelagem das trouxinhas. Distribua as trouxinhas montadas sobre chapas de alumínio sem untar, deixe crescer até dobrar de volume e asse-as em forno preaquecido à 200ºC até que estejam douradas. Sirva quente.

Recheio de Carne

500 g de carne moída sem gordura (patinho/moer duas vezes)
1 cebola grande bem picada (150 g)
2 tomates com a pele, sem sementes e bem picados (150 g)
1/4 xícara (chá) de suco de limão espremido e coado (60 ml)
1 colher (chá) rasa de manteiga extra sem sal, macia
1/2 colher (sopa) de sal
1 colher (sopa) de tahine (pasta de gergelim)
1 colher (chá) rasa de pimenta síria
1 colher (chá) rasa de zattar
2 colheres (sopa) de folhas frescas de hortelã, bem picadas

Modo de Fazer

Em uma tigela grande coloque todos os ingredientes e amasse com as mãos até ficar homogêneo. Deixe a carne marinar no tempero por 45 minutos e, após este tempo, deixe escorrer por duas horas em uma peneira grande. Empregue.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Inspirada

É assim que estou hoje heheh!

Pensei de quem falar hoje. Se postava algo que havia feito ou não. Decidi que não vou falar dos cookies que fiz (outros, não os da foto). Vão ficar pro próximo post.
Hoje vou falar de uma pessoa que sempre que procuro saber, gosto ainda mais. Seus pratos servem de inspiração. E ela não fica só na cozinha. Decora, dá idéias e tudo mais pra qualquer ocasião que você procurar.

Martha Stewart (Nova Jérsei, 3 de Agosto de 1941) é uma apresentadora de televisão e empresária norte-americana.

Problemas com a justiça
Em Março de 2005, teve sua prisão decretada por envolvimento com fraude e outros possíveis crimes relacionados a investimentos na ImClone Systems, uma companhia de biotecnologia dirigida por um amigo.

Programas de TV
Ela já comandou o programa de televisão O Aprendiz, numa versão americana, e atualmente mantém-se na apresentação do programa Martha Stewart Living (no Brasil em exibição pelo canal GNT e em Portugal pelo canal Casa Club).

Fortuna
A sua fortuna é atualmente estimada em 970 milhões de dólares, com negócios nos mais variados ramos do comércio e entretenimento nos Estados Unidos.

Vou dividir 2 receitinhas. Vamos lá?



Bolo de Sorvete de Framboesa

Tempo de prepare: 15 minutos, mais resfriamento

Ingredientes
1 bolo simples cortado horizontalmente em terços
1 ½ xícara de framboesas (170 gramas)
568 ml de sorvete de baunilha
Açúcar de confeiteiro para servir

Modo de Preparo
1. Coloque a camada de baixo do bolo em um pedaço grande de folha metálica, ou em uma panela de tamanho igual. Salpique metade da framboesa sobre o bolo, espalhe igualmente com metade do sorvete e cubra com outra camada do bolo. Repita com a framboesa, sorvete e bolo restantes.

2. Embrulhe com folha metálica e congele por pelo menos 4 horas (ou da noite para o dia). Retire o bolo do freezer cerca de 30 minutos antes de servir. Sirva com açúcar de confeiteiro.

Rendimento: serve 8 pessoas

Informação nutricional por porção: 321 calorias; 14.6 gramas de gordura 98 gramas de gordura saturada); 5.6 gramas de proteína; 43.5 gramas de carboidratos; 2.9 gramas de fibra.



Brownie de chocolate duplo

Ingredientes
6 colheres de sopa de manteiga sem sal, e mais para untar
200g de chocolate meio amargo picado.
1/4 de xícara de cacau em pó
3/4 de xícara de farinha de trigo
1/4 de colher de chá de fermento em pó
1/4 de colher de chá de sal grosso
1 xícara de açúcar
2 ovos grandes
2 colheres de chá de essência de baunilha

Modo de Preparo
Preaqueça o forno a 180°C. Unte o fundo e os lados de uma assadeira quadrada de 20cm de lado (ou uma fôrma retangular pequena); forre-a com papel-manteiga.

Coloque o chocolate meio amargo, o chocolate em pó e a manteiga em uma vasilha de metal (ou refratária) e leve ao fogo baixo em banho-maria. Mexa de vez em quando, até que o chocolate derreta. Reserve.

Em outra vasilha, peneire a farinha o fermento e junte o sal grosso. Reserve.

Na batedeira, bata os ovos, o açúcar e a baunilha por cerca de 4 minutos, até ficar esbranquiçado. Junte a mistura de chocolate já morna e bata em velocidade baixa. Adicione a mistura de farinha, mexendo devagar, até que todos os ingredientes se incorporem. Deixe assar por 35 minutos; após esse tempo, o brownie deve estar brilhante e com a superfície levemente craquelada. Para testar o ponto, enfie um palito no centro: ele deve sair um pouco pegajoso.

Deixe esfriar por 1 hora, no mínimo, antes de desenformar.

Me contem os resultados. Divido com vocês o meu assim que fizer.


Beijos!!!

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Eu que fiz!!

Hahahaha

Essa é a frase mais comum quando algum prato dá certo e vira sucesso imediato. E vira piada!
Então, essas bolachinas eu que fiz num dia muito inspirado.





Como podem ver, é bem Halloween.
Todos sabem que cozinhar é minha paixão. Mas o trabalho mesmo é de teacher... aí, eu que amo mimar meus alunos, juntei o útil ao agradável. Fiz as bolachas de baunilha e decorei com pasta americana e glacê real.

O que acharam???

Boa semana!!!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Emeril e Frango Creole

OoOoOi!!!



Espero que a semana de vocês tenha começado bem!!! Tirando o calor e tanta chuva!!!
Só queria estar na praia... aiai... logo logo rs!

Bom, hoje escolhi falar de alguém que vi pouco no Discovery Home and Health mas amava ver como cozinhava com facilidade e paixão: Emeril.

SOBRE EMERIL LAGASSE

O apresentador de EMERIL GREEN: ECO-GASTRONOMIA é proprietário e chef de dez restaurantes reconhecidos e premiados nos EUA. O chef virou uma personalidade da TV graças à suas aparições em programas apresentados na Food Network e à sua atuação como correspondente no jornal matutino da rede ABC. Além disso, Emeril é autor de 12 livros de culinária que quebraram recordes de venda – entre eles: “Emeril’s New New Orleans” e “Emeril’s There’s a Chef in My World”. Em 2002, fundou a Emeril Lagasse Foundation, que pratica programas de desenvolvimento e educação para crianças carentes. Em abril de 2008, a Martha Steward Living Omnimedia adquiriu os direitos da linha de produtos do chef Emeril Lagasse.
(Fonte: DIscovery Home and Health)

Li mais um pouco dele no Wikipédia agora e vou falar só mais um pouquinho. Ele é de Massachussets, pai Franco-canadense e mãe Portuguesa. Após seus estudos e aperfeiçoamentos na França e trabalhos e renomados restaurantes, ele abriu seu primeiro restaurante Emeril's em Nova Orleans, Louisiana.

Receita de hoje



Frango Frito Creole
(Serve 4 pessoas)

Ingredientes
1 frango inteiro, já cortado em pedaços
2 xícaras de mostarda
2 xícaras de farinha de trigo
2 ovos batidos
2 colheres (sopa) de leite
Óleo vegetal para fritar
Para fazer o Essence, um mix de temperos
5 colheres (sopa) de páprica
1/4 de xícara de sal
1/4 de xícara de alho em pó
2 colheres (sopa) de pimenta-do-reino
2 colheres (sopa) de cebola em pó
2 colheres (sopa) de pimenta caiena
2 colheres (sopa) de orégano
2 colheres (sopa) de tomilho seco

Preparo
Primeiramente, prepare o Essence colocando todos os ingredientes em uma vasilha e misturando bem. (Esse tempero pode ser usado em diversas carnes e pode ser guardado em um pote hermético por até três meses).

Tempere os pedaços de frango com o Essence. Depois, espalhe mostarda sobre eles, misturando bem. Passe os pedaços de frango na farinha de trigo. Em uma vasilha separada, coloque os ovos batidos e o leite e então passe os pedaços de frango pela mistura, retirando o excesso.

Em uma frigideira de lateral alta, coloque uma boa quantidade de óleo e ligue o fogo para aquecer. Quando o óleo estiver bem quente, vá passando os pedaços de frango ligeiramente pela farinha de trigo novamente e colocando-os imediatamente para fritar. Retire, tire o excesso de gordura em papel-toalha e sirva com legumes ou como entrada.

(Fonte: IG Goumert)

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Macarons

Olá!!!!

Primeira receita do ano é uma das únicas que tentei e até agora não deu certo. Quanto finalmente conseguir, eu posto fotinhos! Hehehe
Ah, no próximo post faço comentários das receitas que postei até aqui e os resultados.
A receita de hoje peguei de um site bárbaro, cheio de dicas, fotos, receitas... quem quiser, dá uma passadinha o site do Mauro Rebelo . Quero ser igual a ele quando crescer! kkkkk

Ingredientes:

110gr de amedoas branca moída
110 gr açucar de confeiteiro
90 gr clara de ovo em temperatura ambiente
110 gr. açucar cristal fino
1 pitada de sal para ajudar a firmar as claras em neve

Para a coloraçao: entre 20 e 30 gotas de colorante da cor q preferir.

Preparaçao

Mixar o açucar de confeiteiro com a amedoa moída, é importante que os dois estejam bem fininhos e uniformes, depois passar por uma peneira para que tire o excesso de grumos.
Bater as claras em neve firme ajuntando uma pitada de sal. bata bem até q fique firme e brilhante. depois acrescentar 1 colher de açucar cristal bater um minuto e acrescentar o restante do açucar cristal pouco a pouco...se possível ir empurrando o açucar para a tigela da batedeira com a ajuda do dedo para que o açucar caia aos pouquinhos.
Desligue a batedeira e acrescente a mistura passada pela peneira nas claras em neve, ir incorporando aos poucos, com uma espátula de silicone ou plástico duro..fazer movimentos de baixo para cima,( como se faz na preparaçao do pao de ló).
Depois de tudo misturado, a massa fica um pouco mole, mas não líquida, acrescente o corante alimentar, entre 20 e 30 gotas..isso depende do gosto de cada um...lembrando q depois de assado a cor dos macarons nao fica tao forte..
O corante deve ser misturado ao fim da preparaçao, pois assim nao corre o risco das claras em neve murchar.
A mistura nao deve ficar muito firme..mas sim ligeiramente liquida.

Forrar uma forma com papel manteiga, colocar a massa dentro de um saco de confeiteiro e fazer gotas redondas de 2cm com uns 4 ou 5 mm de espessura. deixe descansar sob a assadeira por 20 minutos a temperatura ambiente...eles vao alargar um pouquinho atingindo uns 3 cm...

deixem um espaço entre os macarons.
Assar em forno pre.aquecido a 150 graus durante 15minutos..e uns 20 minutos para os macarons mais grosso.
Uma vez os macarons assados, deixá-los esfriar sob o papel manteiga em uma bancada...deve tira-los da forma para q os mesmo possam esfriar e soltar facilmente do papel. Depois de frio recheá-los com a ganache de sua preferencia.

Aqui tem um vídeo do Youtube (também peguei do site do Mauro)


Vou deixar os gabaritos que o Mauro colocou a disposição no site dele também. O que é bom, é que você pode seguir um padrão.






Já abaixo, deixo umas sugestões de como servir. Serve de idéia e inspiração.














Espero que tenham gostado!!! Alguma sugestão?

Beijos